quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Primeiro Grande desafio - Elaborar um SGD.

Enfim caros leitores, eis que me surge o primeiro grande desafio de minha até o momento curta carreira de estagiário:

Criar um Sistema de Gestão de Documentos (SGD)...

Assumi a tarefa e agora é me "armar" e ir pra guerra para concretiza-la.

Para os meio perdidos no assunto (como eu estava a algum tempo) vou definir o que é um SGD.

Sistema de Gestão de Documentos - SGD:

Basicamente um SGD é um sistema que visa garantir um controle e uma padronização para documentos, de forma a auxiliar a empresa ou organização em seus procedimentos, com uma maior facilidade de acesso e um melhor senso de orientação sobre como os documentos funcionam, como utiliza-los e como cria-los.

Um SGD tem por objetivo padronizar e tornar eficiente o controle, criação, atualização e descarte de toda a parte documental de uma empresa.

Por exemplo: uma empresa que emita notas fiscais, pedidos, orçamentos e requisições a todo momento obviamente necessitará de uma organização para esse enorme fluxo de informações.

Quando isso não ocorre acabamos tendo:
Documentos extraviados, itens que deveriam ser iguais e que acabam sendo divergentes em pontos chave, processos sendo realizados em duplicidade, enfim, toda a sorte de problemas acabam surgindo. E podemos ter certeza de que: A quantidade de problemas é proporcional a quantidade de documentos gerados.

Através da implementação de um SGD, passamos a ter um dominio sobre isso, na qual todos os documentos são catalogados e padronizados, alem disso são feitos controles de versões, controle de modelos e até mesmo de especificações para documentos, evitando assim os diversos problemas citados acima, e vencendo o primeiro passo para a implementação de uma Politica de Qualidade completa.


Tendo agora formado o conceito de um SGD, meu maior desafio é simplesmente começar...

Estou empacado na seguinte questão... Como elaborar um documento, que definirá como os documentos devem ser elaborados...

Isso acaba sendo o mesmo dilema de: "Quem veio antes, o ovo ou a galinha??" (o ovo vem da galinha, que vem do ovo, que vem da galinha, que vem do ovo...).

Não deixarei de informa-los sobre meus progressos e desenvolvimento nesse "Mar de águas revoltas" e espero conseguir desempenhar um bom papel nesse sentido.

E quem sabe eu não acabo resolvendo o dilema do Ovo Vs. Galinha...

Até mais.

Um comentário:

  1. Ow, entre no meu blog =)
    Material técnico sobre Software com Qualidade. http://cloud-sofa.blogspot.com

    ResponderExcluir