sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pondo a mão na massa: Elaborando as bases do S.G.D.

Bem, novamente estou aqui para dar continuidade com o projeto de elaborar um Sistema de Gestão de Documentos, ou SGD.

Chegou a hora de realmente por a mão na massa e começar a trabalhar no sentido de atingir meu objetivo.

Com o Auxilio do Diretor da empresa (OOHM Technologies) criamos um mapa de trabalho, tendo assim algo mais palpável sobre onde nos fixar.

O primeiro passo necessário para a implementação do sistema é a elaboração das normas sobre a qual o sistema se firmará.

A definição de normas que usamos é: Normas são basicamente uma orientação sobre "O que fazer"

Mas para que essa norma exista eu DEVO antes de tudo criar uma norma para a documentação de normas...(Meio confuso, não?)

Logo após a definição da Norma Normatizadora de Normas (calma, se precisar pode contar até 10 antes de prosseguir) temos como objetivo  a elaboração de uma Norma para Documentos em Geral, e seguindo essa linha, Normas para Documentos Específicos (Norma para Instrução de trabalho, e afins... Mas falemos delas mais a frente).

Tendo ja criadas essas Normas, me basearei nelas com o intuito de criar:
Um documento de Instrução de Trabalho que terá como objetivo Instruir sobre como criar Instruções de trabalho, ou seja, um passo a passo sobre como escrever Instruções de trabalho, que por sua vez são um passo a passo sobre como executar procedimentos de trabalho... (é... ta ficando confuso... Mas se paramos pra pensar um pouco, vê-se claramente a necessidade desses "documentos criadores de documentos")

Agora que temos as Normas básicas e a Instrução básica, podemos nos aproveitar deles e extrair modelos para a criação de novos documentos, e é isso que vai facilitar nossa vida daqui em diante.

Sendo a definição do modelo: Um molde sobre o qual trabalharemos para criar os novos documentos.

É interessante adotar a pratica de extrair modelos de tudo que você julgar interessante, pois eles podem ser uteis no futuro quando for necessário criar um documento semelhante.

Prosseguindo:


Tendo agora essa parte das Normas e Instruções concluída nos vem a questão: "Onde isso tudo ficará guardado? Como será controlado?"

E é ai que eu respondo: Com mais uma Norma!

Criamos então a Norma de Arquivamento e Versionamento de Documento, que terá como objetivo orientar como deve ser feito o armazenamento e o controle de versões de um determinado documento, e sobre a qual trabalharemos para criar a Instrução de Trabalho de Arquivamento e Versionamento de Documentos, que definirá o "Como Fazer" disso tudo. (E já podemos nos aproveitar dos modelos anteriores... Viram a importância deles agora?)

    Por fim agora, após trabalharmos em Normas, Instruções e Arquivamento, temos é que fazer valer todo esse trabalho, aplicando-o na forma de Regulamentos.

    Regulamentos são: Uma validação de determinadas Normas e/ou instruções no formato de regras que devem obrigatoriamente ser seguidas.

    Ja devem ter entendido nosso processo de trabalho, mas não custa repetir:

    Primeiro criaremos uma Norma para Documento de Regulamentação e a Instrução de Trabalho para Documento de Regulamentação (nessa parte eu me refiro ao regulamento em si, não ao ato de regulamentar).
    Agora que já temos as ferramentas para Regulamentar as nossas Normas e Instruções, iremos partir para a Norma de Regulamentação e a Instrução de Trabalho de Regulamentação (agora sim eu me refiro ao ato de regulamentar e definir: Isto é uma Regra!)
    Por fim temos o chão sobre o qual trabalhar e temos as bases para o Desenvolvimento do SGD...

    Qualquer duvida que tenham com relação ao texto, fiquem a vontade para questionar.

    Até a próxima.

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